Iniciativas Realizadas

Ao longo dos anos de existência da associação temos realizados inumeras iniciativas que pretendem fomentar o interesse pela música e dinamizar a cena músical de Paços de Ferreira. Fica a conhecer algumas delas abaixo.

Música "Amor é onde o coração vive"

CRIAÇÃO DE FORMA REMOTA DE MÚSICA ORIGINAL

A ComPaços utilizou o tempo de confinamento imposto pela pandemia da COVID-19 no ano de 2020 para criar uma música original acompanhada de um videoclip de forma completamente remota, a partir da casa de cada um dos participantes. Uma música que incorpora uma mensagem de amor e esperança e que foi inteiramente produzida pelos sócios da ComPaços e seus familiares.

Compaços de Conversa

poadcast ao vivo

Desde o ano de 2020, e tendo em conta o constrangimento global com a pandemia, criamos um poadcast de entrevistas ao vivo na plataforma facebook que permitiu entrevistar pessoas ligadas à cena musical de Paços de Ferreira. Estas conversas permitem trocar experiências e histórias do passado musical e também refletir sobre o futuro cultura nesta altura particularmente difícil para todos.

Gala Prémios Compaços

ORGANIZAÇÃO GALA BIANUAL

Com o objetivo de promover a cultura musical Pacense e reconhecer a qualidade do trabalho feito na área, criamos a gala de prémios Compaços. A gala é realizada desde o ano de 2015 e tem como principais prémios "Melhor Artista", "Melhor Espectáculo", "Melhor Disco", "Artista Revelação", "Prémio Carreira", "Melhor Video", "Melhor Trabalho Gráfico" e, finalmente, o "Prémio do Público" que é eleito por votação aberta online. Aproveitamos sempre para destacar também o Sócio que mais se destaca no trabalho dedicado em prol da Associação, no "Prémio Sócio".

Park Festival

ORGANIZAÇÃO FESTIVAL DE VERÃO

Edição 2018

Em 2018 alargamos o conceito inicial do festival, incluindo a temática do ambiente, com palestras e workshops e trazendo um nome de referência na música portuguesa como são os "best youth". Apesar dessas alterações, o propósito de promover talento emergente manteve-se, inclusive foi criado o novo "Espaço Primeiros Paços" para promover uma experiência em Palco a quem está a dar os primeiros passos na música.

ORGANIZAÇÃO FESTIVAL DE VERÃO

Edição 2017

A edição do Park Festival 2017 foi organizada com o apoio  da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e manteve o objetivo de promover projetos emergentes da região norte, como "Bed Legs" e "The Black Wizards" e também projetos concelhios de associados como "Rui Taipa" e "Turvo" que aproveitarem este evento para apresentar o primeiro CD e o primeiro EP, respectivamente.

ORGANIZAÇÃO FESTIVAL DE VERÃO

Edição 2016

Em 2016 organizamos mais uma edição do Park Festival em conjunto com a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, e que contou com nomes emergentes como "Grandfather's House" e "The Lazy Faithful" que se vieram afirmar nos anos seguintes como certezas nacionais na música alternativa portuguesa. A música Pacense este representada por "Mauro Passos Trio" e pela viagem proporcionada por "No Recess" aos anos 90 e à mitica banda "Nirvana".

ORGANIZAÇÃO FESTIVAL DE VERÃO

Edição 2015

Através do conhecimento e capacidades organizativas da nossa associação, foi-nos dada a oportunidade de organizar, em parceria com a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, um novo formato para o festival de verão pacense, que tinha sido criado em 2014. O conceito do "Park Festival" passou assim a apostar em talentos emergentes de Paços de Ferreira e da região do Porto, que se começam a afirmar no panorama musical português.

Trupe das Janeiras

música ao vivo

A trupe das Janeiras é uma iniciativa anual que pretende manter viva este tradição e dar-lhe uma roupagem diferente da habitual, trazendo novos arranjos a temas populares e prometendo animar todos os estabelecimentos em que passe. O seu segundo propósito é também ser uma fonte de rendimento de forma a permitir criar iniciativas durante o ano.

Workshop de Cordofones Tradicionais

organização e realização de workshops

Ao longo dos anos temos realizado vários workshops dos quais se destaca o workshop dedicado aos cordofones tradicionais portugueses. Este workshop pretende sobretudo dar a conhecer estes instrumentos aos mais pequenos, introduzindo o interesse por este património da cultura portuguesa que nem sempre tem o destaque que merece.

Concurso Design Guitarras

ORGANIZAÇÃO CONCURSO design

No ano de 2017, em parceria com a "Guitar & Woods - Luthier Suplies", realizamos um concurso de design de guitarras elétricas que permitiu ao vencedor construir o instrumento que desenhou. Este concurso visou a promoção e desenvolvimento da arte musical, mais concretamente da executada em guitarra elétrica, assim como da componente de design neste âmbito. O júri foi composto por nomes bem conhecidos da música portuguesa, como Tó Trips (Dead Combo), Paulo Furtado (The legendary Tigerman), Frankie Chavez, Peixe (Ornatos Violeta), Ana Moreira (Anarchicks) e Tomás Wallenstein (Capitão Fausto). A grande vencedora foi a Ana Pimentel com a criação "Tucano"!

Improvavelmente

PROGRAMA DE MÚSICA EM LOCAIS IMPROVÁVEIS

O programa "Improvavelmente" tem como principal mote a apresentação de temas dos projetos associados em formato video num cenário improvável. Esta premissa, além de supreender os espectadores, leva-nos também a ajudar na promoção ao comércio local.